Um questionário para uma vaga de emprego preenchido à mão por Steve Jobs foi colocado em leilão neste mês. O texto em modelo de currículo foi redigido pelo ex-CEO em 1973.

O documento já havia sido vendido em um leilão anterior, por US$174 mil (aproximadamente R$934 mil na cotação atual).

A carta foi elaborada logo após Jobs abandonar o Reed College, onde estudou por cerca de 6 meses. É possível observar algumas curiosidades na peça: Jobs diz que “Datilografar no computador e calculadora” estava entre as suas competências. Ele ainda havia escrito que “tecnologia” e “design” eram suas habilidades especiais.

No campo de “major”, que em países de língua inglesa é correspondente à graduação do Brasil, Jobs colocou “Literatura”. Diz que tinha carteira de motorista e que seu acesso ao transporte era “possível, mas não provável”.

Nesse questionário, campos como “vaga pretendida” foram deixados em branco, e não há detalhes sobre o nome da empresa a que Jobs tentou se candidatar. Um ano depois de preencher o questionário de emprego, Jobs foi contratado pela Atari como técnico, onde trabalhou junto a Steve Wozniak, companheiro que o ajudou na fundação da Apple em 1976.

O item raríssimo, que era da coleção pessoal de Jobs, vai ser vendido pela Charterfields, uma empresa de avaliação e gestão de ativos com sede em Londres.

Veja o formulário abaixo!